quinta-feira, 7 de julho de 2011

Merlin, The Magic is Back!

“Numa terra de mitos, em um tempo de magia, o destino de um reino está nas mãos de um jovem. Seu nome é... Merlin.”

É esta, a sentença que define toda a série.

Diferente do “Ciclo Arturiano”, onde Merlin é visto como um sábio, profeta, druida e até conselheiro do rei, a BBC teve a magnífica idéia de explorar este personagem em seu momento digamos... de puberdade.

Sem barbas longas, mantos e chapéus ponte agudos, Colin Morgan nos apresenta Merlin, um rapaz impetuoso, enérgico, humilde, bem humorado e com uma grande vontade de ajudar o próximo! E é claro, aprendendo a lhe dar com seu grande oculto dom mágico, com ajuda de seu tutor e médico da corte Gaius (Richard Wilson), um senhor com uma vasta bagagem de conhecimento, tanto mágica quanto medicinal, e acima de tudo cheio de valores; e que vem a ter um amor incondicional por seu pupilo.

Enfrentando perigos ao lado de Arthur (Bradley James), ainda príncipe, que junto a Merlin aprende sobre as virtudes de um bom cavaleiro e rei que um dia virá a se tornar.

Seu pai, Rei Uther Pendragon (Anthony Head) despreza com todas as suas forças a Magia, motivo este explicado mais a frente na série. E sentencia todos a morte por uso dela! Logo, temos o personagem principal preso em seu dilema.

Merlin não pode contar a ninguém sobre seu dom.

Não satisfeitos com o bom enredo, a BBC quis inovar. Ao invés de loira dos olhos azuis, colocam Angel Coulby como Gwen (futura esposa do Rei Arthur), não parando por aí, ela serva de Morgana (Katie McGrath) que está sobre os cuidados de Uther, por ter seu pai morto durante a guerra. Assim fora criada como irmã de Arthur.

Merlin é aconselhado nos momentos mais difíceis pelo Dragão (John Hurt) que é mantido como prisioneiro abaixo da cidade de Camelot. E podemos ver as lendas sendo criadas: Rei Arthur, o início da Távola Redonda, Excalibur, Dama do Lago, Santo Graal e o tão forte laço de ódio entre Morgana, Merlin e Arthur.

Algumas vezes os efeitos especiais são medianos, mas estes compensados pelo enredo.

O season finale de cada temporada é sempre surpreendente e te faz esperar ansiosamente pelos próximos episódios.

É notório a evolução do elenco ao desenvolver da série. Confesso que tive dúvidas no início, mas valeu a pena.

Quem curtiu a literatura, filme ou se interessa pelo assunto, eu super recomendo!

3 Temporadas, 13 episódios cada. 4ª Temporada início em Setembro, 2011.

Balanço Geral - Nota 7

Nenhum comentário: